A MÁQUINA DE ESCREVER

A máquina de escrever sem dúvida foi um dos marcos importantes no que diz respeito a história e ao desenvolvimento da tecnologia da escrita. Um dos primeiros motivos do seu surgimento no final do século XIX foi a necessidade de facilitar a comunicação com pessoas cegas, outro motivo também era a necessidade de obter rapidez na escrita, criando-se assim um teclado para escrever. Na primeira metade do século XX, as máquinas já eram mais desenvolvidas e sofisticadas, com o seu processo de aperfeiçoamento, ela foi ganhando espaço e tornou-se indispensável nos setores comerciais e de serviços em geral, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social. Outro fato interessante é que a máquina de escrever foi um instrumento importante para a inserção da mulher no mercado de trabalho, assim também como novas oportunidades de emprego com a criação do curso de datilografia para o uso das máquinas de escrever.

Image

Esta é uma imagem de um cartão postal do século XX, a frase “Ocupado com uma typewriter” é de duplo sentido e com um certo humor, já que a palavra typewriter na época significava tanto máquina de escrever como datilógrafa.

Nos anos 70 e 80, ter um curso de datilografia era um pré-requisito, um diferencial para se conseguir um bom emprego, a máquina de escrever realmente foi um sucesso, e hoje na era da informática ela é um instrumento obsoleto e quase que desconhecida pelos jovens, pois tornou-se peças de museus ou antiquários, depois de mais de 200 anos tornou-se também objeto de admiração, curiosidade, colecionismo e até mesmo de arte.

http://www.youtube.com/watch?v=zAi7cSVKXfI

Outra coisa que ficou de “herança” das máquinas de escrever para a era da informática, dos computadores, foi o teclado, isto é, até o momento em que ele for totalmente substituído por outra tecnologia.

A mecanização do ato de escrever facilitou muitas tarefas, agilizou a execução de trabalhos e foi muito importante na comunicação, mas isto não quer dizer que extinguiu a escrita à mão, a caligrafia e a importância dessa escrita, assim como a máquina fotográfica não acabou com a pintura. O que acontece e sempre vai acontecer é que a tecnologia vai estar sempre se aperfeiçoando e criando coisas novas, tornando as outras cada vez mais raras, assim como aconteceu com a máquina de escrever.

 Suéllen Dias


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: