Da Fotografia ao Cinema.

2º texto.

Hà séculos que muitos tentam captar o mundo, seja em pintura, escultura  ou qualquer outro tipo de arte. Com o aparecimento da fotografia, os artistas conseguiam captar a realidade mais facilmente. Contudo eram imagens paradas, sem movimento, tendo a mesma utilidade que uma pintura, apenas uma imagem.

A fins do século XIX e inícios do Séc XX, houve uma evolução que revolucionaria as artes, a tecnologia e até mesmo a política, aparecendo a primeira camera de video. Esta novidade atraiu muitos curiosos que pensavam que apenas veriam um slide de imagens. Estes pequenos clípes criaram um grande furor nas audiências, e em alguns casos “pânico”, como por exemplo, na estreia da película “Arrival of a Train at La Ciotat” dos irmãos Lumière, em que ao ver o comboio a aproximar-se cada vez mais da camera gerou-se pânico na sala de cinema.  Esta evolução tecnológica e artística permitiu captar o mundo, a sociedade e tudo em seu redor, com movimentos naturais, dando uma perspectiva completamente diferente a quem está a vê-la num ecrã. Anos foram passando e o cinema foi evoluindo, de filmes mudos, introduziram o som, não das musicas, mas sim da fala, do espaço e da natureza presente. Mais tarde com o aparecimento da imagem a cores, houve uma melhor noção e caracterização da realidade em si. O facto de conseguir captar imagens do quotidiano, da natureza com as suas cores reais e com movimento é uma evolução extraordinária para as artes, porque o cinema conseguiu fazer o que a fotografia não conseguiu, que foi criar movimento nas suas obras, conseguir uma profundidade, uma perspectiva muito maior, e um ângulo aberto que abrange os 360º.

A perspectiva o ângulo e a profundidade foram as principais inovações do cinema, que conseguiram transmitir uma imagem real do real, coisa que parecia impossível para alguns,  apareceu a frente deles num ecrã gigante como se fosse uma abertura na parede e conseguissem ver a realidade como por uma janela.

Pedro Melim


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: