Relações pessoais?

blog

 

Ser a geração de passagem é muito estranho, pois o mundo tecnológico esta presente em nossas vidas, mais do que na da geração passada e menos que na que vem depois de nós. Ser a geração do meio causa grandes contrastes a nível do que é relacionar-se com outras pessoas.
Minha mãe pouco sabe sobre as possibilidades que seu telemóvel possui, e para ela as funções de ligar e receber chamadas são o suficiente para que possa comunicar-se com as demais pessoas e mesmo possuindo um telefone móvel ela sempre busca encontrar pessoalmente com as pessoas.
A relação, segundo ela, só existe dessa maneira e sente a necessidade de ter contato físico de troca de olhares e de tempo para um bom lanche juntos para conversar. Se assim não for, não existe relação.
Pensar nesta posição me leva a refletir como a sociedade esta em constante mutação, e que com tantos recursos eletrônicos que ajudam o individuo a relacionar-se com os demais esta levando a humanidade a um outro nível de compreensão do termo “relação” entre pessoas.
No dicionário online de português temos a seguinte definição para a palavra que é:
Relação:
s.f. Ação de relatar; relato, informação, descrição.
Ato de narrar; notícia: relação do naufrágio.
Vinculo afetivo; relacionamento.
Designação comum para lista, listagem, rol: relação de compras.
Possuir alguma coisa em comum com; semelhança, vínculo, conexão.
Gramática. Tipo de correspondência entre dois ou mais termos linguísticos.
Música. Pausa entre dois sons.
Lógica. Condição que liga dois ou mais objetos lógicos, como a igualdade ( = ), a diferença ( Ö ), a equivalência ( U ) etc.
Matemática. Condição que liga os valores de duas ou mais grandezas.
Matemática. Em um conjunto, ligação existente entre certos pares de elementos.
Conexão existente entre duas grandezas, dois fenômenos: relação entre causa e efeito.
s.f.pl. Pessoas com as quais se mantém certo tratamento de cortesia ou de amizade: tem largo círculo de relações.
Ter relações com. Ter contato sexual com alguém; permanecer ou manter algum tipo de ligação social com.
(Etm. do latim: relatio.onis)
Este universo que exige proximidade entre os corpos de quem se relaciona cada vez mais vem diminuindo. Mas este processo esta se dando por meio dos dispositivos de comunicação que temos e não ao fato das pessoas se relacionarem menos.
Hoje contamos com diversos meios que ajudam na projeção da nossa imagem perante a sociedade.
Temos perfis em inúmeras paginas e sempre estamos construindo relações que não dependem da aproximação dos corpos.
Esta possibilidade de estar sempre conectado, ou seja, em ligação com outras pessoas, ou ainda, relacionando-se constantemente, faz com que mesmo estando em contato com inúmeras pessoas eu esteja sozinha.
Encontra-se neste ponto a grande mudança no comportamento humano frente as facilidades que os dispositivos nos permitem. Somente estando só é que posso acessar a rede que me liga com os demais e esta ligação constante esta mudando as atitudes dos indivíduos, que hoje tem dificuldades em conversar olhando diretamente para a pessoa com a qual conversa.
Este comportamento de dificuldade de relacionar-se com as pessoas fora da bolha mediática que o rodeia, esta muito presente no comportamento dos adolescentes que tem mais de mil amigos nas redes sociais e que não sabem o que conversar com eles se não for usando os mecanismos de mediação existentes.
Afirmo que ser a geração do meio é muito complicado, pois ainda sentimos a necessidade muito forte de estar perto, com contato físico, das pessoas que conhecemos e vivemos, e ao mesmo tempo somos dependentes dos dispositivos de média, principalmente telefone e computador.
Tudo se transforma no mundo, e com as relações entre os indivíduos não poderia ser diferente. Como referi anteriormente a frase “ relações pessoais” ganhar um novo nível de complexidade no qual os indivíduos relacionam-se sem estar no mesmo espaço e por vezes isso esta tão incutido que mesmo dividindo o mesmo ambiente há pessoas que conversam um com o outro por meio de mensagens e não cara-a-cara como era antigamente.

Patrícia Grigoletto

Anúncios

Calendário

Maio 2013
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 653,691 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: