Fotografia em meio a luta contra o tempo

Durante muito tempo a pintura foi tomada por uma preocupação quase que sobrenatural em representar a realidade tal como ela é, não importava se o tema era um auto retracto ou uma alegoria, o que importava era pintar um corpo ou um animal de maneira extremamente realista. Essa preocupação é notável nos avanços como a criação da perspectiva para criar a ideia de tridimensionalidade e posteriormente, no Barroco, a capitação do momento, do movimento.

Por de trás de todo esse cuidado com a realidade está uma grande preocupação do ser humano: a necessidade de exorcizar o tempo, ou melhor, a necessidade de não morrer para sempre. Um auto retracto nada mais é do que uma maneira de preservar a imagem para o tempo futuro, para o que está ali retratado não morrer pela segunda vez.

O auge dessa busca para a preservação está na invenção da máquina fotográfica, ela é o auge do realismo. O realismo fotográfico está no facto de que a fotografia é mediada por uma máquina e nela não está presente directamente a mão do artista, ou melhor, no produto final a mão do artista só é percebida pelo angulo ou estilo tomado.

A imagem pela primeira vez é representada tal como é, claro que no princípio a fotografia não possuía cores e a sua resolução era muito inferior a muitas máquinas atuais, porém, captar o momento de forma realista era algo novo e espantoso. A fotografia não resolveu o problema do movimento, dificuldade que foi resolvida no cinema.

Estar a trabalhar com fotografia é trabalhar constantemente com fantasmas, com actos fantasmas, tudo é preservado tal como é durante longos períodos, porém na realidade o tempo continua a agir, trazendo no seu apogeu sobre os humanos: a morte, que é o sinal mais evidente de que o tempo vence o homem, mas não vence a fotografia.

Iêda Risuenho


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: