A Linguagem da Internet

Tema de escrita: O que é o ‘Netspeak’? Exemplificar com amostras de linguagem SMS e de conversação síncrona.

 

Netspeak, refere-se a uma variedade de linguagens, de gírias, usadas por diferentes comunidades na Internet. É difícil dar uma definição padronizada de gírias da Internet, devido às constantes mudanças que ocorrem. No entanto, pode ser entendido como sendo um tipo de calão que os utilizadores da Internet têm popularizado e, em muitos casos, têm inventado. Esses termos muitas vezes nascem com o propósito de salvar teclas ou para compensar os limites de caracteres pequenos. Muitas pessoas usam as mesmas abreviações em mensagens de texto (SMS), em mensagens instantâneas, jogos online e redes sociais. Acrónimos, símbolos e abreviaturas do teclado são tipos comuns da gíria da Internet. Os novos dialetos de calão, como leet ou Lolspeak, desenvolveram-se como um grupo interno de memes (conceito que se espalha de pessoa para pessoa através da Internet) na Internet em vez de se terem desenvolvido como poupadores de tempo.

Além das abreviaturas que encontramos mais frequentemente, como siglas e emoticons (ícones expressivos), a gíria da Internet também é baseada em palavras arcaicas ou de um dialecto menos conhecido. Palavras comuns também podem ser alteradas em algo com uma pronúncia semelhante, mas com um significado completamente diferente, ou podem ser-lhes atribuídas novos significados.

A principal motivação para o uso de uma gíria exclusiva da Internet é facilitar a comunicação. No entanto, enquanto estas abreviaturas da Internet economizam tempo para o escritor, consomem duas vezes mais tempo para que o leitor compreenda o que lá está escrito, isto de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Tasmânia. Por outro lado, e semelhante ao uso de calão em discurso cara a cara, ou linguagem escrita, o calão na Internet é frequentemente usado como uma forma de identificar os membros de um grupo.

O netspeak não é um tipo de linguagem homogénea. Ela varia de utilizador para utilizador, e de situação para situação. Embora seja difícil produzir uma definição clara de gírias da Internet, podem ser observados os seguintes tipos de gírias:

Abreviaturas e acrónimos:

  • “CU” ou “CYA” para “see you (see ya)” – forma de despedida
  • “LOL” (Laugh Out Loud / Lots of Love) – rir muito alto ou muito amor
  • “BTW” (By the way)
  • “CUL8R” (see you later) – vejo-te mais tarde. Este exemplo é uma combinação de abreviatura e acrónimo.

Emoticons (são geralmente encontrados em fóruns na web, mensageiros instantâneos e jogos online)

  • =)
  • ^.^
  • 🙂
  • 😀

Leespeak (é um alfabeto alternativo para o idioma Inglês, que usa várias combinações de caracteres ASCII para substituir as letras latinas. Originou-se a partir de hackers de computador, mas seu uso foi estendido para jogos on-line também.)

  • w4nt 2 go 2 teh m411 t0d4y? (Want to go to the Mall today)

 

Embora o calão da Internet tenha começado como um meio de “oposição” à linguagem mainstream, hoje em dia tornou-se algum tão comum no nosso quotidiano e acabou por perder o seu impacto inicial.

 

 Filipa Machado


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: