As duas faces da personalidade

Hoje em dia existem duas faces da mesma pessoa: o sujeito real e o sujeito virtual. Através da internet e dos inúmeros dispositivos electrónicos com os quais temos contacto diariamente somos confrontados com a possibilidade de criar uma personagem que pode estar de acordo ou não com a realidade, fazendo com que a personalidade de cada um possa ser ampliada de forma global ou, por outras palavras, de forma a que todos tenham acesso a ela.

O novo conceito de personalidade virtual tem os seus prós e contras, como tudo o resto, mas penso que um dos pontos positivos seja a facilidade com que nos podemos revelar perante a sociedade ou um determinado grupo de pessoas, o que muitas vezes, sem a ajuda de redes sociais e meios digitais seria bem mais complicado para alguns indivíduos. Mas o que é facto é que a internet tanto nos bombardeia diariamente com modelos de pensamento, de ser e estar na sociedade que muitas vezes algumas pessoas se esquecem de ser elas mesmas e, nesse caso, o conceito de “social” perde toda a sua pureza e honestidade.

De facto, os dispositivos são extensões do nosso ser e já estamos tão habituados a ter esse “auxílio” virtual que, muitas vezes, as nossas relações reais, isto é, cara a cara, perdem valor e passam para um segundo plano, comprometendo os valores que nos foram ensinados enquanto crescíamos. Não existe nenhum problema em nos afirmarmos através de um perfil de facebook ou de uma conta de instagram, mas acho que, para o bem da nossa espécie e da relação com o próximo é importante sabermos distinguir estereótipos e termos noção que todos os dias surgem novas “modas” e conceitos que visam a restruturação de cada um apenas para estarmos um pouco mais sintonizados com as nossas influências e com aquilo que achamos ser interessante.

“To be yourself in a world that is constantly trying to make you something else is the greatest accomplishment” – Ralph Waldo Emerson


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: