A Reprodutibilidade Técnica e o Novo Olhar na Perca da Aura

Inicialmente, quando se fala em reprodutibilidade técnica e a Aura da obra de arte, nos vem a mente a ideia de que a reprodutibilidade é algo ruim, que com ela perdeu-se a autenticidade da obra, o aqui e agora. Em partes, deve-se concordar que a reprodutibilidade trouxe certas consequências indesejáveis, porem, não deve-se apenas evidenciar esse lado.

Graças a reprodutibilidade, tivemos uma massificação de obras de arte nas diversas áreas. Muitos tiveram acesso a obras literárias, clássicos da pintura e da música. tudo a partir do momento em que foi possível reproduzir algo.

Com os avanços tecnológicos a reprodução ganhou escalas maiores, uma ópera pode ser reproduzida em diversos suportes, podemos assistir a filmagem através do DVD player ou escutar as músicas pelo Mp3. O mesmo acontece com as pinturas e museus, a união da fotografia com o Google e outros meios inventaram uma nova maneira de visitar museus e ver grandes obras sem sair de casa.

O Google Art Project por exemplo, é um meio que só existe por causa da reprodução, muitas pessoas ao redor do mundo que não possuem a oportunidade de saírem dos seus países para visitar determinados museus, podem ter acesso a obras com uma boa resolução de imagem sem precisar sair de casa, o mesmo acontece com a música: o rádio, arquivos online, CDs e Mp3 possibilitam a difusão de todo o tipo de música.

A reprodutibilidade não deve ser vista apenas com maus olhos, ela de certa forma democratizou o acesso a conteúdos artísticos com os quais somente tinham acesso pessoas com um maior poder aquisitivo. A perda da aura é inevitável, porém essa perda acontece somente perante a cópia, pois na original ela se mantém intacta.


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: