um novo conceito de presença

O conceito de presença já não é o mesmo. Sentada num almoço de família eu estou lá, estou presente, mas contínuo presente numa conversa que cruzo através de sms. Aonde é que estou realmente presente? Em nenhum sítio em concreto. Estou sentada numa cadeira, fechada para mim mesma sem socializar correctamente com o mundo. O que Marshall McLuhan afirma em relação ao dispositivo ser uma extensão do ser humano é mais do que verdade. Eu comunico através dele, eu trabalho através dele, basicamente eu vivo através dele.

A x-reality, proposta por Sherry Turkle também é aplicada nesta situação. O mundo virtual entrou nas nossas vidas tornando-se quase que invisível e provocando a confusão entre este e o mundo real. A verdade é que nós vivemos nestes dois mundos simultaneamente.

Mas será que estamos realmente a viver alguma coisa?

Ana Rita Moutela


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


