Os jogos de vídeo na sociedade

O que será que leva uma pessoa a sentar-se á frente de um ecrã com um comando na mão, durante horas?  Será o desejo de viver vidas paralelas, através de jogos como The Sims, ou de viver em mundos diferentes e conhecer pessoas novas como em World of Warcraft?

Estas são apenas duas das razões de se entrar no mundo virtual. Hoje em dia temos acesso a todos os tipos de jogo imagináveis, desde tipos de jogos para crianças até para adultos. Temos todo o tipo de variedade, mas um tipo em especifico tem vindo a evoluir e a aliciar um grande grupo populacional. Estou a falar dos MMORP’s, este tipo de jogos consiste em criar mundos gigantescos em servidores online, onde um enorme número de pessoas pode se inscrever e subsequentemente jogar. Este tipo de jogos tem tido tanta aceitação que já chegou a gera um novo tipo de economia, onde não é necessário comprar o jogo, mas para se obter certas armas, ou feitiços, ou até fatos para a personagem é preciso fazer micro transações dentro do jogo, isto significa que se paga dinheiro real por objetos virtuais.

Já la vai um tempo desde que tudo o que tínhamos para jogar era o Pong, que era basicamente duas raquetes e uma bola, onde não podíamos deixar a bola  passar pela raquete.

Agora temos jogos que podem ser considerados obras primas, sendo que até existem prémios anuais para os melhores jogos na indústria.

No que toca á influência dos jogos na sociedade, pode-se dizer que já é algo que está bem entranhado neste, visto que até já são utilizados em escolas, de maneira a facilitar a aprendizagem. Mas também temos aquilo que muita gente diz ser o lado mau dos videojogos, estou a falar claro dos jogos violentos. Muitos debates já foram feitos no que toca á violência nos videojogos e á influência destes na mente dos jovens, mas até hoje nada prova de que os jogos violentos provocam qualquer tipo de reação violenta de foro psicológico nas mentes dos jovens, aliás, estudos já revelaram que estes até ajudam a diminuir o stress.

Mas após tanta evolução, ainda existe espaço para esta evoluir. Seja através das novas consolas, ou até da maneira como estes nos apresentam as suas histórias, jogos com Heavy Rain e L.A Noir têm grande enfâse na maneira como estes transmitem a sua história, quase destruindo a barreira entre um jogo e um filme, até porque L.A Noir, faz com que o jogador tenha de descobrir se o suspeito que este está a interrogar está a dizer a verdade ou a mentir, através do estudo das expressões faciais deste.

Podemos então resumir que esta embora um tipo de tecnologia bastante jovem, tem tido uma evolução e uma aceitação por parte da população geral bastante grande.  Só podemos esperar que esta industria venha a melhorar e que se possa utilizar cada vez mais nas diversas situações do nosso dia a dia.

Rafael Borges

Anúncios

Calendário

Junho 2013
S T Q Q S S D
« Maio   Dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Estatística

  • 653,691 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: