O valor de um sussurro.

Podemos dizer que os seres humanos como seres racionais necessitam de socializar com outros. Mas dentro deste meio de conversações e relacionamentos, será que a evolução tecnológica está a melhorar esses tais relacionamentos?

A evolução tecnológica permitiu-nos desenvolver novos meios para vivermos as nossas vidas com um conforto que em tempos passados não. Em sociedades antigas onde maioritariamente das pessoas eram analfabetas, a comunicação entre elas era feita apenas de forma oral. Este forma de comunicar era simples e fácil, com a evolução deu-se o aparecimento de meios visuais em que, não escutávamos o que nos era transmitido mas sim feitos de forma visual. O sms como um dos maiores meios de comunicação global da época moderna permitiu às pessoas comunicarem com quem quisessem, sem precisarem de sair de casa. Podemos entender este meio como um meio favorável para ter conversas à distância mas está a impedir as pessoas de socializarem realmente. A nossa sociedade está a prender-se num mundo em que tudo gira em volta da tecnologia e estão a perder os valores naturais que nos pertenciam.

Segundo a “Galáxia de Gutenberg” em que caracteriza as sociedades alfabetizadas,  pelo privilégio atribuído á escrita e á leitura, traduz-se no valor do sentido da vista. Estando um pouco atentos á nossa sociedade e á do século XX houve um grande acréscimo de alfabetização, com os direitos á educação e programas de alfabetização, estes meios de educação permitiram ás sociedades novos caminhos e meios de comunicação. Agora respectivamente ao presente, então podemos falar da cultura electrónica em que o mundo electrónico é líder do nosso estilo de vida. Nós vivemos num mundo bidimensional em que temos a nossa vida real, como seres humanos, aproveitando todos os frutos que a natureza nos oferece e o mundo virtual em que perdemos horas e horas. Um bom exemplo são estas correntes sociais que estão a dominar tudo e todos. Relacionamentos sao criados via conversas virtuais onde não há proximidade, emoções, consciência ou sentimentos.

Por outro lado a escrita torna possível a comunicação entre sociedades dispersas geograficamente permitindo uma conectividade a longa distância num curto período de tempo.

Pedro Melim


Calendário

Junho 2013
M T W T F S S
« Maio   Dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: