O desenvolvimento que (nos) atrasa

Somos hoje o reflexo de toda uma vivência conjugada; com um peso e uma forma que revemos, inevitavelmente, sempre que olhamos o espelho de nós mesmos, reflectido uns nos outros.

Começou tudo com muito pouco, nas civilizações antigas, criámos códigos e numerologias, símbolos que nos deixámos esquecer e pressupostos que acabaram por nos dominar. Com o passar das décadas, permitimos que as nossas próprias invenções nos comessem os olhos e sobrecarregassem as cabeças. Afinal de contas, e apesar de não gostar da palavra “culpa”, a quem pode ela pertencer, se não a nós?

Aquilo que se criou, a partir da máquina humana, permitiu ponderar e conhecer de uma forma, que dificilmente seria imaginada, há uns tempos atrás. Existe, hoje, a possibilidade da conexão global – a sacralização da comunicação, não só entre pessoas como também entre lugares. E tudo isto seria construtivo, se a nossa fome de querer sempre mais, não fosse tão insaciável. Se usássemos aquilo que sabemos para fazer chegar a informação que importa, não desiquilibrando de forma tão acentuada a balança da Humanidade; e conseguirmos, assim, alargar a consciência para projectar soluções mais sustentáveis.

Contudo, o que menos percebo, sendo parte integrante da comunidade que habita este século de tecnologia e modernidade, onde somos consumidos por excesso de informação, é como é que podemos continuar a ser tão cegos,  usando e abusando  do poder que decidimos que era nosso?

Não questiono que tudo isto seja maravilhoso, e capaz de nos fornecer as ferramentas cruciais para continuar a jornada do desenvolvimento; mas duvido de nós, de mim, desta espécie que se deixa formatar, para ser capaz de retroceder e inverter o caminho do bicho que está a comer, cada vez mais rápido, este planeta. 

Rebeca Vendrell

Anúncios

1 Response to “O desenvolvimento que (nos) atrasa”


  1. 1 rebecavendrell 25/02/2014 às 17:21

    título : Desenvolvimento que (nos) atrasa


Comments are currently closed.



Calendário

Fevereiro 2014
S T Q Q S S D
« Dez   Mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  

Estatística

  • 653,691 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: