Afinal, com quantas pessoas estou eu a falar?

images

Actualmente, raro é o ser humano que não possua acesso a um qualquer meio de comunicação virtual e não se deixe contaminar por ele.

Assim sendo, diariamente esses mesmos meios são intensivamente usados, e, sendo eles parte de uma rotina geral, nascem questões sobre a segurança da informação transmitida. Estará ela realmente segura? Ao apagá-la de um qualquer dispositivo de informação, está ela mesmo a ser removida? Sabendo que a resposta a estas das perguntas é negativa, o que será que é feito ou que poderá vir a ser feito com essa mesma informação? Devido à sua imensidade e à imensidade de seres humanos no planeta, juntamente com a quantidade de mensagens, especialmente em redes sociais como o facebook, que nos tentam alertar para o excesso de informação pública, este tema parece, para o público comum, não ser de grande relevância.

“Sou apenas um indivíduo desinteressante, nem sequer famoso sou, o que é que as grandes empresas ou o governo poderiam querer fazer com a minha informação?”- é esta a pergunta que surge na mente da grande maioria das pessoas ao pensar sobre este assunto. Porém, foram já noticiados bastantes casos de abuso e controlo de informação pessoal (houve mesmo um estudante que processou o facebook (o vídeo pode ser visto através do link: http://www.youtube.com/watch?v=ObbiBeXevkE ).

Na minha opinião, tudo se gere à volta de uma única palavra: controlo. O poder, para ser exercido, necessita de uma hierarquia, que por sua vez precisa de controlo. Quão mais fácil será fazê-lo ao saber que se pode facilmente traçar um perfil de qualquer uma pessoa à distância de um clique? A melhor prova está no nosso dia-a-dia: confortáveis estamos nós, com o nosso computador, sabendo que se algum dia tivermos a tentação para ver minimamente como se encaminhou a vida daquela pessoa que invejámos tanto, ou daquela que nos deixou há anos atrás, ela pode ser tão rapidamente destruída…

Maria João Sá


Calendário

Fevereiro 2014
M T W T F S S
« Dez   Mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: