Ciclo da Dependência

nao-temos-wi-fi-conversem-entre-voces-210x210
Hoje em dia somos constantemente bombardeados com os avanços tecnológicos. Pessoalmente tenho que admitir que é difícil mantermo-nos actualizados nesta era tecnológica. Quando entrei para a universidade tinha o Facebook desativado, ainda me mantive assim umas duas semanas, até que percebi que, caso não o reativasse, iria perder uma parte da vida académica. Marcação de jantares, de praxes, fotos, e muito mais, iriam ser um obstáculo social para a minha integração. A verdade é que mesmo hoje ainda me sinto ligeiramente excluída. Vou cerca de uma vez por semana a essa rede social e sei que por não aceder diariamente não estou tão integrada/informada como poderia estar, socialmente falando. A questão é que quanto mais as pessoas usam a rede, mais necessidade há de outras pessoas a usarem, é simplesmente um ciclo de dependência. A difusão dos novos media fez-se de tal maneira que já não é preciso um computador, basta este telemóvel que estou agora a usar para poder aceder à internet, ver inclusive filmes, ler livros (…), e posso fazer isto tudo por um preço que não é deveras exorbitante. Actualmente o facto de haver cafés (e outros espaços públicos) a ter Wifi é uma realidade, daí ter aparecido aquela frase “Não temos Wifi, conversem entre vós”. É chocante se pararmos um momento para pensar que, por vezes, o convívio se tornou numa mesa rodeada de pessoas nos seus PC, Tablet, telemóvel, absorvidos no mundo online. Mais uma vez pessoalmente tenho que referir que nem tudo são malefícios, tenho a oportunidade de poder falar, ver e ouvir amigos/família que estão a km, até continentes de distância e isso gera uma aproximação que nenhuma carta deste mundo tornaria possível. Vivemos num mundo em que a tecnologia faz parte mais que integrante das nossas vidas, e o problema é esse, é que se no presente estamos neste ponto, o que será das gerações que nos irão suceder?

Maria Dias


Calendário

Fevereiro 2014
M T W T F S S
« Dez   Mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


