A Reconstrução de identidade através do Facebook

Image

A reconstrução de identidade, (ou pelo menos tentativa de…) através do facebook, é hoje prática recorrente na sociedade contemporânea. Muitas pessoas tentam reconstruir as suas “identidades” através de perfis desta e de outras redes sociais.
Seja através de publicações escritas, de fotografias partilhadas, de vídeos, entre outros exemplos que poderia dar, muitos dos utilizadores desta rede social tentam reconstruir sobretudo a visão que a sociedade tem dos mesmos, sendo que este fenómeno tem a meu ver várias causas.

Uma das principais causas do assunto deve-se muitas vezes, a meu ver, a dificuldades de comunicação fora das redes sociais de que essas mesmas pessoas são “vítimas”, para algumas pessoas é simplesmente mais fácil darem voz às suas ideias e opiniões de uma forma mais impessoal e indireta.

Outra das causas é também o desejo concreto de mudar a forma como são vistos pela sociedade, muitas destas pessoas escondem as suas “frustrações” por detrás de posts virtuais que têm como objetivo remeterem para a ideia que aquele utilizador tem gostos e interesses parecidos com aqueles que representam a maioria da sociedade em que se inserem.

Em suma, a minha visão pessoal deste assunto recai sobretudo para a forma como esta rede social em concreto “suporta”, por um lado uma facilidade acrescida para a expressão de ideias reprimidas por motivos psicológicos, mas também para a expressão daquilo que são os desejos mais inócuos dos utilizadores, sendo assim impossível decifrar a ambiguidade do assunto.

Rafael Marques


Calendário

Fevereiro 2014
M T W T F S S
« Dez   Mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: