De que forma os estudantes beneficiam dos “média sociais”?

Muitas críticas têm sido feitas sobre as redes sociais e sobre o efeito que estas têm sobre os estudantes no que toca a processar e reter informação, bem como a forma como estas “redes” podem facilmente tornar-se uma distracção.

No entanto, estas plataformas oferecem muitas oportunidades de aprendizagem e interatividade, e se refletirmos um pouco sobre o assunto, não é muito difícil ver como os alunos beneficiam do seu uso.

 

Mas o que é que eles aprendem exatamente?

 

Imagem

 

Conexões

As redes de média social são concebidas com a finalidade de criar conexões entre os utilizadores. Os estudantes de hoje em dia frequentam o Facebook, o Twitter e até mesmo o Instagram para “conectar e partilhar” com aqueles que os rodeiam. Uma das coisas mais interessantes sobre a média social é que os utilizadores podem interagir e envolver-se com o outro apenas através de uma presença na Web, talvez sem nunca sequer se ter conhecido pessoalmente.

 

Envolvimento na web

Os estudantes usam as média sociais e a web no dia-a-dia para interagir com os seus colegas e até mesmo com os professores sobre assuntos relacionados com as aulas. Num mundo onde o envolvimento online é importante para as empresas, esses mesmos estudantes têm-se tornado especialistas no desenvolvimento de um senso de presença na Internet o que os ajudará eventualmente no futuro.

 

Conhecimento

Os utilizadores destas plataformas sociais partilham informações entre si, dão e recebem informações em velocidades estonteantes. Entre essa informação existem pontos de vista e opiniões, dicas, truques e até mesmo projetos de DIY (“do it yourself”) e, entre os estudantes, informações úteis para as aulas. As suas capacidades de avaliar, analisar, manter e partilhar informações estão a subir rapidamente e muitas vezes eles nem sequer percebem que estão a desenvolver essas mesmas habilidades.

 

 

Enquanto as gerações mais velhas podem não entender completamente ou concordar com a quantidade de atividade dos média sociais por entre a população estudantil de hoje, eles vão beneficiar rapidamente dessa mesma atividade. Enquanto a tecnologia avança, o mesmo acontece com a maneira como o mundo funciona com ela.

 

Francisca Madeira


Calendário

Fevereiro 2014
M T W T F S S
« Dez   Mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: