Novos Média, o Novo Bode Expiatório.

Image

Pleno séc. XXI, o consumismo está em voga e o ato de compra aproxima-se a uma modalidade olímpica. A futilidade comportamental da população é “desculpada” com o crescimento em massa dos Novos Média.

Sabemos todos que este estilo de vida, diretamente associado à exaustão dos recursos naturais, não é, de todo, sustentável, quer a médio, quer a longo prazo. Mas é inevitável fazer-se a questão incontornável, será o consumismo um reflexo da presença constante que é  a publicidade fornecida gratuitamente ao cidadão comum, ou será a falta de consciencialização global do homem a verdadeira causa da destruição de habitats?

Seria hipocrisia sequer tentar culpar totalmente a publicidade e os média pelas ações do homem enquanto sociedade e enquanto ser individual. É comum ouvir-se dizer que o que separa o homem da besta é a sua capacidade de raciocinar, porém nunca o animal, guiado por impulsos instintivos, prejudicou o meio ambiente e o planeta, e é considerado “inferior” ao Homem. Sim, o Homem tem a habilidade de criar e seguir um raciocínio lógico, e hoje em dia, é lógico que o mau uso de recurso levará à insustentabilidade do nosso estilo de vida atual, então, porque não seguimos essa lógica, aparentemente tão óbvia?

Não seguimos essa verdade empírica porque somos bombardeados com anúncios e cartazes publicitários, ou porque chegámos ao ponto de sermos nós as feras, guiadas por sinais luminosos que nem sobre os seus próprios instintos seguem?

A verdade é uma, cada um de nós é livre, e tem poder de decisão sobre aquilo que faz, no entanto parecemos fazer aquilo que nos impingem.

Sim, os média aliciam-nos com cores vibrantes e promessas de felicidade em bens materiais, mas no final, é única e exclusivamente o individuo que de facto toma decisões, e neste momento, é o individuo que decide continuar com o mau uso de recursos que, muito brevemente, não teremos.

Bernardo Lousada


Calendário

Fevereiro 2014
M T W T F S S
« Dez   Mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: