Controlo Tecnológico

A descoberta e avanço da tecnologia deve grandes influências na sociedade contemporânea que passou de uma sociedade livre para uma sociedade milimetricamente controlada.

Através de um dispositivo conseguimos captar cada movimento que damos quer através das câmaras de trânsito, através das câmaras de estabelecimentos públicos e privados, quer através do GPS incorporado no nosso telemóvel que nos indica os movimentos que fizemos. Também a internet grava todos os acessos que fazemos num arquivo de pesquisa que podemos consultar sempre que quisermos.

Afinal, isto é segurança ou controlo? De um certo modo ao termos os nossos movimentos gravados evitamos diversos problemas como os roubos ou outras situações de perigo, como por exemplo, as gravações de um assalto podem ajudar a identificar o assaltante ou ilibar possíveis suspeitos, no entanto essas mesmas gravações, que mostram os locais em que estivemos, o que fizemos nesses locais e quando o fizemos podem, de certa forma, roubar-nos a nossa privacidade.

As redes sociais são também um exemplo de controlo tecnológico, ou seja, tudo o que é posto online mantem se online mesmo que seja “apagado” já que os registos ficam gravados na base de dados mesmo sem o nosso conhecimento. Algo que vá parar a internet e que não nos seja favorável pode perseguir-nos durante muito tempo quer de modo “inofensivo” como uma brincadeira de alguém que nos conhece, quer de modo ofensivo, neste caso, através do roubo destas informações que podem ser usadas para qualquer forma de crime.

A tecnologia tem, claramente, vantagens como a descoberta de curas para doenças ou formas de ajudar os cidadãos, mas é necessário ter em conta o mal a tecnologia nos pode trazer.

 

Eduardo Freire.


Calendário

Março 2014
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: