Os média digitais na indústria musical

Com o aparecimento e crescimento dos formatos de ficheiros digitais e da internet, a indústria musical tem sofrido enormes alterações. Antigamente eram precisos estúdios, músicos, instalações, instrumentos para se poder gravar um álbum e era necessário muito tempo para as gravações dos discos, porque se a musica não ficasse bem à primeira tinham que se repetir inúmeros takes até a música ficasse “perfeita”. Hoje em dia com as novas tecnologias mais de metade do que foi referido a cima já não se aplica, isto porque, no nosso quotidiano, existem vários programas que tornam mais fácil a criação musical.

Com o desenvolvimento tecnológico tornou-se possível a criação de novos sons e por essa mesma razão, hoje em dia, existem inúmeros estilos de musica que aparecem constantemente, pois o facto de ser possível criar novos sons, expande a mente humana de forma a que todos os dias seja possível encontrar algo novo, tornando assim a indústria musical em algo infinito.

Outro grande aspecto crucial no ramo musical, são as plataformas e os programas online com a finalidade de promover todo o tipo de projectos existentes no mundo de forma a que qualquer pessoa tenha acesso ao projecto que pretender conhecer. Redes sociais como o Facebook, Twitter, Myspace, permitem com que o público tenha acesso a tudo o que uma banda pretender publicitar, transformando assim o contacto entre banda-fãns muito mais pessoal. Websites como o youtube, soundcloud, spotify, dão ao público a conhecer as músicas de cada artista e por fim, plataformas como o iTunes servem como mercado.

No entanto, apesar dos aspectos positivos que a tecnologia possa ter no ramo musical, existem também factores negativos, tais como os download ilegais de música que fazem com que a vida de um músico se torne muito mais complicada pois a sua única forma de receber pelo seu trabalho é através de concertos. De um modo geral, o aparecimento de novas tecnologias veio abrir novas possibilidades nunca antes imaginadas.

 

Francisco Frutuoso


Calendário

Março 2014
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: