Qual o limite do uso dos dispositivos nos dias actuais?

Roberta Castro

A Revolução Científica foi uma série de factores e mudanças que ocorreram principalmente no século XVII. No séc XVIII desencadeou a Revolução industrial que ao mesmo tempo levou a repensar muitos dos conhecimentos até então existentes. Podemos dizer que hoje estamos passando por uma Revolução tecnológica? A história da humanidade é marcada pelas mudanças provocada pelas tecnologias, esta sendo na verdade a revolução que mais impactou num curto espaço e tempo. Se olharmos para história podemos ver a revolução do livro, do telefone, da televisão, do cinema entre outros e vermos que estes não alcançaram o mesmo efeito.

Os dispositivos mediam os processos sociais e os processos de comunicação, são configurados conforme determinados processos sociais, afectam o processo de comunicação e também são delineado por eles. O processo de comunicação e a produção social estão relacionados inclusive ao que refere-se às práticas sociais estruturadas e as distribuições das condições de existência individuais e institucionais.

Sem Título

Segundo Ferreira, as perspectivas acentuam como esses processos sociais ou processos de comunicação são regulados a partir dos dispositivos ou inversamente, de como, em última instância, os dispositivos são envolvidos, concernidos, apropriados etc. Conforme os processos sociais e de comunicação.

A relação que estas dimensões fazem está directamente ligada a rede. A rede é um sistema enorme que agrega vários canais tecnológicos que estão ligados entre si: o telefónico, o audiovisuais ou informático e o canal de inteligência artificial. Cada parte da rede é virtualmente a rede total, ela repete-se muitas vezes retomando a vários canais de ligação sempre a mesma mensagem em diferentes versões técnicas. Estar numa rede significa estar ligado a todo esse conjunto cujas as redes funcionam simultaneamente suprindo as necessidades do indivíduo.

A Internet é positiva quando se sabe usar. O perigo está quando o indivíduo passa a viver o virtual como real e ai ele se distancia das relações familiares, das relações com os amigos, da relação com o mundo presencial. Ela causa alguns efeitos indesejáveis como por exemplo a inerabilidade de quem acessa gerando a possibilidade de dano. Existem uma gama de crimes que tradicionalmente são praticados no mundo real que hoje são praticados via internet mas com impacto na vida real.

O aumento dos dispositivos de comunicação é algo que vem cada vez mais ganhando espaço entre os homens mudando o comportamento dele em sociedade. As redes sociais são exemplos claro disso, elas têm forte influência sobre estes comportamentos o modo como as pessoas se portam em sua casa, no trabalho, com os amigos hoje é bem diferente de alguns anos atrás, ainda há quem se oponha mas a tendência é que as pessoas tornem-se mais dependentes e os dispositivos cada vez mais humanizados suprindo as necessidades do homem.

Supostamente muito acessíveis a todos, estes dispositivos mantêm, além disso, a ideia de igualdade perante a informação, que distribuída em tempo real atesta que existe transparência total entre os acontecimentos divulgado e a realidade presente condicionando a cultura e consequentemente a sociedade. Não podemos fugir disso, por que o uso dos dispositivos está imbricado em nossas vidas, eles estão espalhados pelo mundo.

 O uso do tablet na Educação


Calendário

Março 2014
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: