O aconchego da voz

Não consigo imaginar como seria o Mundo sem a invenção do telefone, esse meio de comunicação que veio substituir a carta, pela qual os nossos antepassados tanto ansiavam pela sua chegada, principalmente se o cupido estivesse envolvido. Passar semanas, meses, à espera para saber se a pessoa com quem nos estamos a corresponder está bem, para saber novidades, para saber a decisão sobre um assunto importante devia ser agonizante. E mesmo quando essa bendita carta chegava, havia sempre aquela sensação de vazio, pois por muita informação que consigamos extrair, nunca conseguimos ter um bocadinho da pessoa ali connosco só pela sua caligrafia ou pelo seu discurso, pois tudo isso pode ser treinado.

O telefone apareceu, e mudou a nossa relação com o espaço. As formas de comunicação à distância alteraram a nossa relação/percepção espacial, pois quando falamos com alguém ao telefone, não importa se ela está a metros ou a quilómetros de distância, parece que a temos ali connosco, mesmo ao nosso lado. Dá-nos essa falsa ilusão, que tanto nos agrada e conforta.

A voz é a emanação quase directa do sujeito, através dela conseguimos perceber se a pessoa está triste, alegre, nervosa, receosa, doente, rouca, etc… Sim, podemos manipular a voz, mas não tanto como a nossa escrita, e por muito que nos esforcemos, deixamos sempre transparecer o nosso estado de espírito.

Para mim, (além do contacto físico) não há nada melhor do que ligar aos meus entes queridos, ou aos meus amigos, e poder ouvir a voz deles, poder tê-los ao meu lado por uns instantes. Se estiver mais deprimida, basta ligar ao meu pai para o simples facto de ouvir a voz dele mudar por completo o meu dia. A voz de alguém que nos é chegado mata-nos as saudades, faz-nos aguentar melhor os nossos problemas e dá-nos coragem para enfrentar mais um dia.

Suse Duarte


Calendário

Março 2014
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: