Um momento de impacto

Acerca de dois séculos atrás apareciam no nosso mundo inovações que o viriam a marcar até ao século de hoje, até aos séculos futuros. A verdade é que muitos de nós, não damos conta de que tudo aquilo que temos hoje partiu de algo, tem uma raiz e simplesmente menosprezamos, ou então consideramos como banal.
Então como terá sido ver uma fotografia pela primeira vez? A este momento de evolução podemos chamar de um momento de impacto, algo que iniciou tudo aquilo que hoje conhecemos.
Foram muitas as experiências que foram feitas para que se conseguisse obter aquilo que desse para “congelar” o tempo, mesmo que para isso tenha sido necessário um enorme tempo de exposição, mas  no momento em que algo novo apareceu, não só o que foi fotografado congelou, mas sim todos o que o observavam deverão ter congelado – ver a primeira fotografia seria algo de fantástico. Foi a partir daqui que se deu a possibilidade de registar uma imagem em alguma coisa mais no que na simples memória humana. E registar uma imagem faz com que o tempo congele, faz com que nos relacionemos com o tempo, faz com que possamos ver mais daquilo que não foi captado pelo olhar. Na verdade registar aquilo gostamos, permite que o guardemos para sempre. E foi assim que a fotografia passou a fazer parte dos Novos Média do século XIX.
Muitas outras evoluções foram feitas e hoje, século XXI, obtemos uma fotografia com apenas um “Click”, sendo que este já não tem o mesmo impacto, pois já estamos tão habituados a ver constantemente máquinas novas que por vezes nem damos conta do evoluir das coisas, mesmo que seja mínima.
Em suma, e ao fim de uma retrospectiva percebo que aquilo que para mim é algo comum e que é basicamente dado, antes era algo que teve que ser trabalhado, e foi graças a todo um processo que hoje eu posso ter comigo dezenas de recordações em papel ou em formato digital e tudo devido àquele momento de impacto: o aparecimento da fotografia.

Inês Pina


Calendário

Março 2014
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: