Cada vez mais perto…

A escrita tem sido ao longo dos tempos, talvez a mais eficaz tecnologia de comunicação até hoje, e provavelmente perdurará até aos últimos tempos.Olhando para trás no tempo, é bastante interessante quando nos apercebemos da evolução, da reviravolta que foi desde o tempo das pessoas comunicarem através das cartas de papel até à vídeo chamada.

As cartas já eram tradição desde a Idade Antiga, com o aparecimento na Idade Média dos mensageiros obtiveram um carácter mais amplo, estes percorriam grandes distâncias para transmitir mensagens lacradas com o selo real, que era feito com cera e a impressão do anel do rei, com o brasão da sua família. Foi assim que surgiu então o selo de cartas, utilizado até hoje.

Apareceu em seguida o telegrama, uma adaptação das cartas como troca mais rápida de informação, usando palavras abreviadas, sem texto elaborado.Mais tarde surgiu o telefone inventado por Alexander Graham Bell. Inspirado pelo telégrafo, Bell criou um aparelho que conseguia transmitir mensagens entre pontos distantes, mas as informações eram em códigos e não em sons.Desde ai com a evolução do telefone as pessoas passaram a conseguir comunicar umas com as outras deixando de ser em código, e conseguindo transmitir e receber a voz humana.

O primeiro telemóvel que existiu era de grande porte e pesado, com uma grande antena, mas foi uma grande evolução na história, a comunicação à distância através desse aparelho que não era preciso estar ligado por um fim condutor.Nos dias de hoje os telemóveis permitem-nos a falar de um continente para o outro, e por vídeo chamada, vendo e falando com a pessoa, o que faz com que haja uma aproximação dos indivíduos sem nos apercebermos da distância a que se encontram.Temos o exemplo do skype, que através da internet nos facilita ligarmos a pessoas que estão distantes sem grandes custos, podendo ver até mesmo o espaço onde ela se encontra falando com ela ao mesmo tempo.

Quando se quer mandar uma carta, hoje em dia, já não se usa o papel e caneta mas sim a internet, enviando um e-mail, através das novas tecnologias. Apesar de ser uma forma muito mais rápida e eficaz de enviar uma carta, perde o valor pessoal da escrita de que uma carta de papel tem.

Com o avanço tecnológico ficamos com a sensação de que nos encontramos cada vez mais perto uns dos outros, podendo ver e comunicar com familiares ou amigos que se encontram bastante longe de nós, até mesmo através de conferência estando todos ligados, reunindo um grupo de pessoas que pode falar e ver-se uns ao outros ao mesmo tempo.

Podemos então concluir, que o termo “aldeia global” está cada vez mais presente na nossa sociedade.

Maria Ferreira.


Calendário

Março 2014
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: