“Fonte de alimento”

Um dos avanços tecnológicos que veio alterar drasticamente o mundo até aos dias de hoje foi a invenção das imagens em movimento. Esta capacidade de captar momentos trouxe muitas regalias e benefícios à sociedade, tocando-nos a todos os níveis: político, social, económico, pessoal…
Devido a este “poder”, o conceito de memória e imortalidade foi totalmente reconstituído. A partir do momento em que as imagens em movimento se tornaram reais, foi possível ver, parar e rever momentos das nossas vidas e assuntos ligados a elas. O que nos ajuda na preservação da memória, sendo apenas possível graças à gravação de vídeo. Ou seja, as imagens em movimento permitem-nos parar no tempo, andar para a frente e para trás, uma capacidade que escapa ao ser humano e que é superada por esta invenção.
Quanto ao conceito de imortalidade, é reforçado. É possível registar certos gestos, atitudes, capacidades e talentos tornando-os inesquecíveis devido à forma como tocaram o mundo e as pessoas.
Para além de criarem memória  e de preservarem a imortalidade, as imagens em movimento instalaram-se no nosso quotidiano. São uma maneira de nos manterem ocupados, de nos informarem sobre o que se passa no mundo, são um forte elemento de publicidade, entre outros.
Portanto, pode dizer-se que o mundo iria perder grande parte da sua identidade e personalidade caso tudo isto desvanecesse. Crescemos rodeados de imagens a moverem-se e com o avançar do tempo elas cada vez se “movem mais depressa” tornando-se uma “fonte de alimento”, a nossa “fonte de alimento”.

Catarina de J. Santos


Calendário

Março 2014
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: