Imortalização da Fotografia

Nos dias de hoje, a fotografia não adquire um significado tão importante como há  100 anos atrás. Mas por mais significado que a fotografia possa ter, um é comum ao longo dos séculos, que é a imortalização de um momento.

Em todas as alturas se pode tirar uma fotografia, basta ter uma máquina fotográfica na mão! Normalmente as fotografias adquirem um significado mais sentimental, quando são tiradas em ocasiões especiais, como um casamento ou um batizado. Essas fotografias assumem um significado especial porque ela imortalizam um momento que nunca voltará a ser vivido. Estas fotografias retratam uma época, um ano, um dia, uma hora, um segundo…

Um dos aspetos da fotografia é a longevidade, pois esta pode ser vista  200 anos após ser tirada, e podem ser vistas por inúmeras pessoas.

Um dos campos muito trabalhado na fotografia é o fotojornalismo, uma vez que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, ou seja, não é preciso palavras para que uma imagem retrate, guerras, pobreza, riqueza, fome, tristeza, alegria. Podemos dizer que um dos momentos de ouro da fotografia foram precisamente os momentos mais dramáticos da história da humanidade, como por exemplo a 2ª Guerra Mundial.

Com a invenção da fotografia, feita por Niépce em 1826, veio-se a abrir novas portas na arte, como foi o caso do cinema.

A fotografia e a máquina fotográfica permitiu a todas as pessoas guardar as suas recordações, pois nos séculos anteriores, a única forma de o fazer era através da pintura, e esta não estava ao alcance de todos. Podemos também dizer que a fotografia abriu novos horizontes à pintura, visto que os pintores, substituídos pela fotografia, começam a optar por outro tipo de arte, como as pinturas abstratas.

Concluindo, podemos dizer que a fotografia, na sua curta história, veio revolucionar o mundo da arte, e é muito provável que a história não fique por aqui!        

Henrique Escada

Anúncios

Calendário

Março 2014
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 653,691 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: