“Pequenas Lembranças”

As semanas, os meses, os anos vão passando, assim como o século XIX ocorreu repleto dos novos média. Tudo isto para dizer, que à medida que vamos vivendo cada dia, a valorização pelo passado, parece que se distancia e que vai desaparecendo aos poucos e poucos, da memória de muitos.

O presente é composto por uma “sociedade digital” em que a influência que vamos ganhando pelos aparelhos, se torna cada vez maior, acabando por ser esta uma espécie de fio condutor que nos guia ao caminho da adaptação com o meio onde vivemos. De tal forma é a nossa dependência com estas novas tecnologias, que muitas vezes não paramos para refletir sobre o passado que tiveram e a informalidade que estas possuem, ao contrário da escrita à mão e do contacto pelo telefone. Digamos que a maior parte das pessoas prefere trocar os pequenos momentos de conhecimento por aquilo que a sociedade proporciona, como os aparelhos eletrónicos.

Muitas pessoas esquecem-se do grande impacto que todas as invenções do século XIX tiveram na história da humanidade, como a imprensa, o inventor Johannes Gutenberg foi o primeiro a utilizar a impressão através da técnica dos caracteres que criara; o telefone que permitiu o contacto à distância através do som; as primeiras transmissões de rádio; o cinema que se iniciou no final do século XIX através da invenção do cinematógrafo dos Irmãos Lumière (a primeira exibição pública, com uma série de dez filmes, que estes realizaram ocorreu no Grand Café de Paris sendo “La Sortie des usines Lumière à Lyon” um dos filmes mais conhecidos e exibidos naquela sessão); a máquina de escrever que permitiu a velocidade da escrita, o telégrafo e a fotografia, que permitiu captar memórias e registar o movimento, Joseph Nicéphore Niépce foi um inventor francês que produziu a primeira fotografia da história, no ano de 1826. Todos estes eventos técnico-científicos são testemunhos que acabaram por congelar o passado histórico, no sentido de trazerem algo completamente novo aos olhos da humanidade e de se terem tornado marcos verdadeiramente importantes na história. Mais tarde, estes acabaram por servir de referência para a produção e desenvolvimento da ciência e da tecnologia, que hoje chamamos de novos média.

Enquanto todas estas descobertas possibilitaram, no período em que ocorreram, uma grande valorização por parte do ser humano, em contraste com os dias de hoje, essa ideia parece que se desvanece da mente de muitos.

Não esqueçamos que todos estes “pequenos” acontecimentos marcaram para sempre a história e é com estes e com muitos outros, que devemos aprender a dar valor à vida.

 

 

Maria Beatriz Nogueira


Calendário

Março 2014
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 526,607 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: