Uma fotografia, um momento?

Actualmente existe uma enorme exploração da área da fotografia, não sendo ela agora tão directa como a simples captação de um acontecimento ou de algo concreto; a nível artístico a mesma poderá não ser objectiva. No entanto, vou-me centrar na fotografia como algo que é visto banalmente e de fácil acesso a qualquer pessoa.

Certa tarde deparei-me com a minha mãe a organizar os seus álbuns de fotografias, e, captada pela curiosidade, acabei por me juntar a ela, e apercebi-me de algo óbvio mas em que nunca tinha pensado profundamente: não existiam fotos antigas da minha avó. Assim me apercebi ainda mais aprofundadamente  que nas próximas gerações isto não se vai suceder. A fotografia atingiu um nível muito diferente ao longo dos tempos, e não deixa de ser curioso nem deixa de suscitar questões o facto de, futuramente (e cada vez mais), os filhos poderem ter acesso a pormenores da vida dos pais e outros detalhes, que lhes irá permitir conhecer melhor a vida social passada, quer a nível geral, quer seja num caso específico. Isto poderá facilitar a muitos níveis a compreensão da evolução da espécie humana, assim como facilitará muito claramente a reconstituição do passado e diminuirá a pesquisa necessária para o mesmo fim. Mas com todas as vantagens vêm desvantagens e, assim, qualquer informação necessária será muito mais facilmente alcançada; porém, o mesmo levará certamente também ao quase desaparecimento de certas profissões que se ocupam precisamente do estudo do passado.

O Mundo está a evoluir cada vez mais depressa e, assim, é difícil medir as consequências que também fácil e rapidamente ocorrem; a informação é tanta hoje em dia que nos esquecemos de parar para pensar nestas pequenas coisas.

Leonardo Da Vinci dizia que, para se poder prever o futuro, tem de se compreender e investigar o passado. Com todas estas evoluções a ocorrem a esta velocidade, não será o presente já passado?

Maria João Sá


Calendário

Março 2014
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


