Uma teoria dos novos média

Bolter e Grusin, são os criadores da obra “Understanding New Media”, em que a palavra chave desta obra é a remediação. E a remediação manifesta-se em toda a história dos média. Este conceito, basicamente é a evolução dos média anteriores para os novos média. Exemplos disso são,o teatro que se transformou para o cinema ou o telefone para a teleconferência, e existem muitos mais. Porém não existe apenas a remediação, eles também abordam as noções da imediacia e da hipermediacia.

A imediacia é caracterizada pela sua perspetiva linear, ou seja a ilusão entre o espaço representado e o espaço real, e esta técnica automatizou-se através da fotografia, do cinema e da televisão. Outra característica é a invisibilidade das aplicações informáticas, pois quando estamos no computador existe todo um processo que está a ocorrer sem a nossa intervenção.

Todos estes conceitos entranharam-se na nossa vida quotidiana e no nosso mundo, quase sem notarmos. Nos tempos de hoje podemos aceder aos vários tipos de média, apenas através de um único meio, pois houve uma convergência enorme entre estes, e hoje através do telemóvel, ou computador ou tablet, posso ver um filme, posso ouvir rádio, posso ler os jornais.

Mas agora pergunto, se a nossa sociedade tem desejo de mais e melhor tecnologia qual será o próximo passo dos novos média? qual a próxima inovação para matar a sede da globalização?

Sara Mota

 

 


Calendário

Abril 2014
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: