A Remediação como criação dos novos média

Desde que os média apareceram, têm registado uma permanente modificação e evolução, que advém do desenvolvimento e progresso da tecnologia. No entanto, independentemente da alteração estética e funcional dos média, o conteúdo continua a ser o mesmo. Isto é, o conteúdo de um meio é representado em outro meio. A este processo chama-se remediação.
Jay David Bolter e Richard Grusin estudam e escrevem sobre a remediação, que, tal como eles dizem, se manifesta em toda a história dos média. Segundo eles, a remediação consiste no modo em como os novos média aparecem da transformação dos média anteriores. Há então uma dinâmica entre os novos média e os a que eles antecederam. A remediação é um processo que torna os próprios médias remediadores, fazendo deles únicos. Eles defendem que é esta característica que define os novos média, os média digitais, pois estes, tal como todos os outros, derivam dos seus anteriores, estando a ganhar uma maior escala a nível mundial.
Os jornais são um exemplo desta remediação. Antigamente apenas existiam em papel, chegando às pessoas por entrega ou compra, sendo o processo de chegar a eles mais lento do que acontece actualmente. Isto veio a alterar-se porque hoje em dia, a remediação formou plataformas na internet que contêm o mesmo conteúdo, os jornais digitais. Logo, os jornais digitais vieram facilitar o acesso a essa informação, permitindo  que qualquer pessoa que se ligue à internet aceda às notícias. Desta forma, esta inovação não criou só um novo média, como alargou uma rede digital.
Bolter e Grusin estudam então os novos média de maneira a compreende-los. Criam conceitos e explicam-os, aprofundando-os. Os média estão em processo de ascensão e cada vez se integram mais na nossa vida quotidiana, e é importante percebermos como isso acontece.

Catarina Santos


Calendário

Abril 2014
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatística

  • 526,607 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: