Outros hábitos

 

Marshall McLuhan afirma que “o meio é a mensagem”, ou seja, o meio de comunicação em si transmite uma mensagem própria, além do seu conteúdo. Por exemplo, a televisão, esse é um meio de comunicação que transmite mensagem para a população, mas a televisão enquanto objeto já é um meio; isso sem precisar comunicar diretamente uma informação. 

Através desse conceito desenvolvido por McLuhan é interessante refletir como os meios de comunicação mudaram nossa forma de pensar e agir no cotidiano. Vamos continuar com o exemplo da televisão. Desde o surgimento desse meio que a sociedade ganhou outros hábitos dentro e fora do convívio familiar.

As crianças de hoje já nascem com uma televisão no quarto para assistir sempre que quiser ou sempre que seus pais estão trabalhando. Com isso, a educação desse indivíduo que está sendo formada é influenciada diretamente pela TV. A influência não é derivada apenas dos conteúdos dos programas televisivos, mas também pela presença constante e próxima desse meio que permanece mais presente na vida da criança do que seus próprios pais. O exemplo televisão/criança não é único e sim mais um. Pois há inúmeros exemplos de mudança de hábito originada pela presença dos média.

Antigamente as famílias costumavam jantar juntas em uma mesma mesa, era o momento do dia que todos se olhavam nos olhos e descobriam como ocorreu o dia de cada um. Hoje o convívio familiar é feito na sala onde se tem uma televisão e todos assistem a um determinado programa e comentam sobre ele. Ou jantam assistindo televisão.

 Com isso percebemos que a TV ganhou um lugar de destaque no ambiente familiar da sociedade atual e dessa forma contribuindo para que a firmação de McLuhan de que “o meio é a mensagem” seja confirmada.  

Arlane Marinho.

 


Calendário

Abril 2014
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: