Relação existente entre os meios

Como é que um meio deriva, transforma e coexiste com os meios anteriores?

Quando se encontra um meio digital é provável que esse meio deriva de um meio anterior, como por exemplo a emissora da rádio e a emissora da rádio digital. A este fenómeno, Bolter e Grusin, chamaram de Remediação.

A remediação é voltar a mediar, onde o conteúdo de um meio é outro meio. Historicamente, as relações que os meios estabelecem entre si são de remediação. É nos meios digitais que a presença da remediação é mais evidente.

Quando encontramos uma forma num meio é muito raro que essa forma tenha sido criada naquele meio. Há características que se mantêm, outras que se alteram e outras que nascem no meio remediado. Por exemplo, no caso dos jornais impressos e dos jornais eletrónicos há elementos base que passam da forma impressa para a digital, mas a edição eletrónica tem novas características como uma maior facilidade de atualização das notícias e a introdução de meios de multimédia, como o vídeo e o áudio.

A remediação é fundamental nos médias digitais, pois eles usam-na de forma a chamar a atenção do utilizador, por isso é que hoje em dia há tanta disputa e competição entre os novos média eletrónicos. Este fenómeno faz com que os utilizadores estejam, constantemente, a serem sobrecarregados com informação como, por exemplo, no caso da televisão que está a saturar-se de informação como se fosse uma página de Internet, podemos ver isto no caso preciso do telejornal que cada vez tem mais informação adicional à notícia que estamos a ver.

A remediação funciona nos dois sentidos, por exemplo, um vídeo-jogo pode dar origem a um filme, ou o contrário. Com este processo o meio ganha nova identidade, tornando-o único, apesar de ser, em muitos casos, fácil identificar o meio que lhe deu origem.

Uma das características fundamentais da remediação é levantar e responder à questão de como é que nós interagimos com os média.

Por fim podemos dizer que a remediação é pensar a relação dos meios entre si.

 

Rute Sousa


Calendário

Abril 2014
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: