Remediação? Remediação está em todo o lado

Bolter e Grusin são os autores de uma teoria sobre os novos média digitais, que tem como conceito chave a remediação.

A remediação embrenhou-se tanto na nossa vida que nem a estranhamos. A verdade é que a rádio, os vídeo jogos, o cinema, a imprensa, a televisão, convergiram no computador digital.    
         
Hoje cada rádio tem um site com os vários programas que passam, os tops musicais, e onde é possível também assistir à emissão em directo. Parecida é a televisão online a que gratuitamente podemos aceder. Havendo também contratos com operadoras que além dos canais básicos, permitem o acesso aos canais por cabo, assim como a possibilidade de visualizar conteúdos da programação de dias anteriores.

Relativamente aos vídeo jogos, estes antes eram restringidos à consola/playstation, agora há uma variedade imensa para o PC. Há até mesmo os vídeo jogos online como o LOL, que permitem uma abstração do mundo real, como se aquele fosse mesmo um mundo à parte, penso que esta ilusão é maioritariamente conseguida pela qualidade dos gráficos e tudo mais.

Quanto ao cinema, deu-se uma vulgarização deste, ao ponto de filmes que ainda nem estrearam estarem já disponíveis em rede, sem ser preciso pagar por isso. Já a imprensa, pode ser encontrada nos jornais digitais, que têm a estrutura base de um jornal manual, mas que têm acrescentos como entrevistas em vídeo, sites complementares, entre outros.

Num caso à parte do computador, tenho que referir a fotografia, na medida em que inventaram as molduras digitais. O conceito da moldura primária é substituído pela digital em que vemos não só uma fotografia, mas que está programada para passar uma sequência de fotografias à nossa escolha.

Em suma, houve uma modificação nos média originais, estes transformaram-se e hoje são os novos média digitais que remedeiam os anteriores.

Maria Dias


Calendário

Abril 2014
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: