“Sem o meio a mensagem não existiria (…)”

Herbert M. McLuhan escreveu o livro “Understanding the media” onde refletiu sobre três tópicos importantes, sendo que a ideia chave é o meio. Nós, humanos, somos razão aparente para o evoluir dos meios, pois estamos ligados, é uma necessidade que nós temos e a qual não dispensamos. Mas será que os vemos da melhor maneira e com o olhar que eles realmente merecem?
“O meio é a Mensagem” foi a sua teoria mais estudada e que constitui um facto que está presente na nossa sociedade. Nós, enquanto espectadores, não olhamos para um meio como sendo ele o conteúdo, olhamos para o meio pelo interesse que temos no conteúdo que está a transmitir. Refletindo sobre dois exemplos dados pelo próprio McLhuan, “«O meio é a mensagem» exemplificado com o comboio e o avião” estes para nós são apenas dois meios de transporte que usamos para a nossa deslocação e onde só encontramos conteúdo aparente no seu interior, mas a verdade é que por detrás há toda uma mensagem, pois o comboio alterou a vida humana, possibilitou a existência de viagens a grandes distâncias onde temos conforto e o avião alterou a velocidade permitiu que em pouco tempo e na maior parte dos casos no mesmo dia, pudéssemos estar em dois países diferentes.

No vídeo que aqui coloco aparecem quatro diferentes meios, cada um com sua especificidade mostram o que é o meio enquanto mensagem. Com a televisão conseguimos perceber que a mensagem conta, é verdade, mas é tão ou mais importante a forma como ela é transmitida. Com a escrita percebemos que o conteúdo de um meio é sempre outro meio, neste caso, a fala que é o conteúdo da escrita é também um meio. Relativamente à estrada, esta mostra-nos o impacto que nós temos perante o meio, pois não é a estrada que gera movimento, ela por si só não importa, nós é que geramos esse movimento que ela vai ganhar. E por fim a questão da entoação mostra-nos que nem sempre o conteúdo e a mensagem em si interessa, importa sobretudo a possibilidade de ouvirmos algo e isso sim é extraordinário.

Inês Pina


Calendário

Abril 2014
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: