Os 5 conceitos

No livro “The Language of New Media”, da autoria de Lev Manovich, podemos perceber a teoria sobre os novos média digitais. Esta menciona que os média do presente são compostos por 5 conceitos, a representação numérica, a modularidade, a automação, a variabilidade e a transcodificação.
Muitas vezes, esquecemo-nos de todo o processo complexo que existe por trás dos novos média, com os quais criamos uma relação de dependência. O conceito de representação numérica refere-se à linguagem digital, uma grande camada composta por valores numéricos que são a base dos objetos digitais.

O segundo conceito diz respeito à modularidade, este permite-nos perceber a estrutura dos objetos digitais. Cada objeto é composto por módulos independentes, dentro desses existem porções menores e ainda dentro dessas, conseguimos encontrar partículas de menor dimensão como os pixéis que estão presentes nas imagens. Os elementos dos média, os sons, as imagens ou até mesmo as formas têm a mesma estrutura, só que em níveis diferentes. Podemos observar através do vídeo que se segue, a quantidade de pixéis que constituem uma imagem.

 

 

O terceiro conceito é o da automação que nos diz que os objetos digitais estão possibilitados de serem processados automaticamente, sem qualquer intervenção humana. A linguagem digital e a estrutura dos objetos digitais possibilitam a via da automatização, através de meios mecânicos, das operações de acesso e também a produção dos média.

O conceito de automatização também está ligado ao da variabilidade, visto que se podem criar imensas versões de um objeto digital automaticamente ou por intervenção do ser humano. Mas claro que, as diversas produções do mesmo objeto só são possíveis através dos dois primeiros conceitos que referi anteriormente.

O último conceito é o da transcodificação, que se refere aos meios computacionais como intervenientes nas nossas práticas culturais. Um exemplo disso, é o surgimento de programas que nos permitem criar músicas através da junção de inúmeros sons. Antigamente, só podíamos produzir música através dos meios que nos eram proporcionados, os instrumentos e a voz.

As experiências vão sendo cada vez maiores a todos os níveis, assim como a tecnologia vai evoluindo ao longo dos tempos e nós como somos seres influenciáveis, temos que nos adaptar ao meio onde vivemos.

Em suma, podemos dizer que existe uma relação de dependência que une os 5 conceitos, representação numérica, modularidade, automação, variabilidade e transcodificação. Todos os objetos digitais têm uma linguagem digital e através desta vai-se originar uma propriedade estrutural. Depois de uma série de introdução de dados, os objetos são suscetíveis de se processarem sozinhos, automaticamente e também de se produzirem em diversas versões. E com o surgimento de um novo média, nós acabamos por ser influenciados e as nossas práticas a nível cultural modificam-se.

 

Maria Beatriz Nogueira


Calendário

Abril 2014
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: