Um quadrado de arte

A obra de arte torna-se única pelo toque pessoal conferido pelo artista que a concebe, pela sua dimensão (a qual reforça a intenção da estética da obra de arte, por vezes, situando o espectador temporalmente em relação à época em que a obra foi concebida. Por vezes móvel, o qual permite o seu transporte de museu para museu, para que a obra de arte seja conservada e permaneça sob controlo, num espaço convencional propício para a exposição da mesma. Outras obras são imóveis, as quais estão pintadas directamente num edifício ou algo imóvel. Todas estas características levantam a razão da digitalização das mesmas, pois, sem esta transformação, as obras originais só poderiam ser vistas in loco, cujo deslocamento não é possível para algumas das pessoas interessadas na sua visualização.

No entanto, a obra de arte, ao ser reproduzida por meios técnicos origina uma perda da natureza da própria obra visto que ao ser reproduzida, perde a sua unicidade, e a sua procura torna-se menos incessante devido à desconstrução da expectativa, no entanto, com o avanço da tecnologia, a localização do local onde a obra original se encontra, torna-se mais fácil.

Toda a obra perde alguma da sua grandeza e impacto social ao ser reproduzida tecnologicamente pois o quadrado do computador carece da dimensão original da obra, a sua luminosidade natural, perspectiva, tornando a obra de arte mais desprotegida.

No entanto o uso da tecnologia sugere várias obras de arte concebidas pela tecnologia, e que sem esta, perdem todo o seu significado, o seu físico, e até mais, a sua utilidade.

Com o avanço da tecnologia a arte troca a sua intensidade por protecção, tirando o sentido quase divino da obra de arte, e tornando-a apenas uma obra que pode ser vista por qualquer um, em qualquer lugar.

 

Pedro Vaz


Calendário

Abril 2014
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: