Reprodutibilidade Cultural

Nos dias de hoje é praticamente impossível encontrar um objeto artístico que não tenha sido replicado varias vezes.
Esta reprodutibilidade sempre existiu mas em menor escala e através de retratos ou pinturas. Ao longo dos anos foi-se inventando outras formas de reproduzir um objeto artístico, como a fotografia ou o cinema que fez com que a reprodutibilidade fosse cada vez maior e em massa.
Estes objetos artísticos que são reproduzidos são sobretudo pinturas, esculturas, arquiteturas, filmes, protótipos, livros, património etc.
Esta constante reprodutibilidade vai influenciar a forma como o espectador olha para esse objeto artístico, pois este não vai ter a mesma precessão do objeto replicado e do objeto não replicado, ou seja há uma mudança de relacionamento entre a obra e o espectador. Dando o exemplo de uma obra de Van Gogh, nós não podemos fazer a mesma análise a esse objeto reproduzido e não reproduzido, uma vez que na obra reproduzida falham elementos como a verdadeira escala, a textura da pintura, a verdadeira luz e outros.
Contudo, a reprodutibilidade também trás alguns benefícios ao espectador, pois existem plataformas, como Google Art Project, que reúne inúmeras obras de arte de vários museus de todo o mundo, que seria muito difícil, para um espectador, ver estas obras todas. Assim qualquer pessoa pode ter acesso a estas obras de arte, sem ter que gastar dinheiro.
Nos últimos anos tem surgido novas formas de reprodutibilidade virtual que tentam anular algumas diferenças e substituir a presença humana. Estas reproduções virtuais podem ser dadas através de programas 3D, camaras digitas, etc.
Em suma. hoje em dia qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode ver uma obra de arte, sem que esta se afaste muito da realidade, pois vão sendo cada vez mais os programas que anulam todas as diferenças.

Henrique Escada


Calendário

Abril 2014
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: