Serão as tecnologias construtoras da nossa subjetividade?

Ao observarmos as crianças, e até por experiência própria, percebemos que ligamo-nos rapidamente a objetos. E estes, ganham uma carga simbólica. Esta ligação que criamos com os objetos, ajuda a encontrarmos a nossa vocação, e isto acontece sem nos apercebermos. E por isso, é que eles possuem a designação de objetos evocativos. Eles, tem a capacidade de ativar a nossa imaginação e nasce assim o desejo de vocação.

Sherryl Turkle é uma psicóloga que aborda esta noção de objetos evocativos. Ela sugere que os dispositivos tecnológicos deviam ser considerados objetos evocativos, ou seja, que se tornem extensões de cada ser humano , construindo assim a subjetividade de cada um. Ela fala também sobre o conceito de remediação do sujeito e da sua relocalização. O sujeito remediado é sinónimo de uma nova construção de si, e de uma nova relocalização. Esta relocalização, é definida pela capacidade de deslocalizar o sujeito, fazendo com que o sujeito esteja a ocupar um espaço físico e mutuamente um virtual. Ela defende também, que precisamos de nos desligar, no entanto continuamos sempre ligados. Esta conexão permanente destrói a nossa capacidade de lidar com os conflitos, com as emoções e até mesmo com a presença do outro, ou seja, prejudica o desenvolvimento psíquico humano.

Porém, nós temos sempre as nossas ligações ativas. Já não existem os “espaços sagrados” onde a atividade virtual estava suspensa. E este facto, faz com que haja uma dificuldade acrescida em existir interações face a face, algo que se vai agravando nas gerações mais novas.

Assim, podemos concluir que apesar de termos conhecimento dos prós e dos contras destes meios, sabemos que estas tecnologias e a nossa interação com elas é definitivamente uma forma de construirmos a nossa subjetividade.

 

Sara Mota


Calendário

Maio 2014
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: