(Ligação) telefónica

Possuir um telefone, telemóvel ou qualquer outro tipo de equipamento que nos permitam comunicar à distância é, nos dias de hoje, algo de cariz praticamente obrigatório.

Todos esses equipamentos trouxeram de certa forma influências à própria sociedade, alterando por vezes os rumos das mesmas como aconteceu com a generalização do uso dos telefones e telemóveis no século XX na sociedade portuguesa. A partir desse ponto, todo o sistema de comunicação foi ligeiramente modificado pela possibilidade de acesso geral a mais um meio de comunicação entre os próprios elementos da sociedade, bem como com elementos de sociedades diferentes, o que significa que assumiria uma posição de responsabilidade sobre aquilo a que me atrevo a chamar de “ligeira miscigenação” da sociedade portuguesa no século XX.

Possuir um aparelho do género de um telefone fixo ou telemóvel, significa de certa forma estar em permanente “contacto”, (apenas sonoro mas ainda assim em contacto), com quase qualquer outra pessoa a tempo inteiro se assim o desejarmos, (embora que sejam polémicos os benefícios ou prejuízos do abuso deste tipo de tecnologias o factor de (ligação) é visto aos meus olhos como uma mais-valia).

Outro dos factores implícitos com a generalização do uso destes meios de comunicação é a quebra da quase obrigatoriedade de uma presença física para a resolução de um problema ou, como é óbvio, para o estabelecimento de um contacto verbal.

Todas estas mudanças causadoras de tamanho impacto social não podem ser descritas como uma mera consequência positiva ou negativa no meio ou no próprio sujeito ,cabendo depois ao mesmo decidir qual o aproveitamento que retira voluntária ou involuntariamente do uso do fruto de toda a própria mudança.

Rafael Marques


Calendário

Maio 2014
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: