Netspeaker

À medida que a tecnologia foi evoluindo ao longo dos anos, o ser humano, sendo um ser que tem como necessidade estar sempre em movimento e em comunicação com outros, foi como que obrigado a acompanhar esse avanço tecnológico. Como consequência, este criou uma espécie de dicionário virtual que facilitasse as conversações em redes sociais (Facebook, Myspace, Instagram, etc), em jogos online, em Chatrooms, nas mensagens de texto (sms), etc; à qual deu o nome de Netspeaker.

Com esta nova forma de escrita, a comunicação virtual tornou-se mais rápida e mais fácil para quem a conhece. Este tipo de linguagem consiste no uso de expressões como LOL (lots of laughlots of love); na omissão de letras em determinadas palavras como: n (não), cmg (comigo), qqr (qualquer), agr (agora) q (que); no uso excessivo de pontuação para dar enfase às frases tais como “…..”, “!!!”, “???”; na utilização de onomatopais como “ahahahah” (para indicar risos); no uso de símbolos e smiles para expressar sentimentos tais como🙂 (feliz),😦 (triste),😥 (choro),❤ (amor),😮 (surpreendido), etc.

No entanto, nem todos os aspectos do netspeaker são positivos: apesar desta linguagem poupar tempo a quem a escreve, esta demora duas vezes mais a ser compreendida por quem a lê. Outro aspecto negativo é o facto de um pequeno (mas existente) número de pessoas não conseguir diferenciar a linguagem virtual da linguagem formal, e pela mesma razão deixarem que esta as afecte no seu dia a dia (nas aulas, no trabalho, etc).

Pessoalmente, não sou adepto desta linguagem chamada de Netspeaker (especialmente aquela em que se usam K em vez de Q e Y em vez de I), no entanto, tenho consciência de que esta veio dar algo de novo à sociedade onde vivemos e de que existe muita gente que a aprecia.

 

Francisco Frutuoso


Calendário

Maio 2014
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: