#Ntspik

teaching

Netspeak, também conhecido como Internetês, é um neologismo atribuído à forma de escrita utilizada por grande parte das pessoas online. Nesta “linguagem”, as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem numa única expressão, onde há “um desmoronamento da pontuação e da acentuação”, pelo uso da fonética em detrimento da etimologia, com uso restrito de caracteres e desrespeito pelas normas gramaticais. Tudo isto, caminha par-a-par com o conceito da “geração dos polegares”, de forma a permitir a escrita mais rápida e acessível (mesmo que por vezes se torne incompreensível aos mais leigos na matéria). No entanto, devido ao uso crescente de plataformas online de chat e rede social, esta trend do calão da internet vem a tornar, cada vez mais, as pessoas incapazes de escreverem de forma correcta, causando sérios distúrbios escolares e no dia-a-dia comum. Isto provoca várias críticas ao uso da world wide web e encoraja a uma remodelação e relocalização na interação à distância. Tudo isto começou com os “nerds” da internet, há vinte, trinta anos. E eles eram rebeldes. Viam a rede como uma revolução, uma alternativa democrática às formas de comunicação mais formais. Estes pioneiros não pontuavam, não se preocupavam com ortografia, criavam formas estranhas de grafar as palavras. Quando a internet se espalhou, a informalidade popularizou-se também.
O principal motivo para esse crescimento é a assimilação cultural por causa da globalização.
Algumas das expressões mais conhecidas do netspeak expandiram-se assim para os quatro cantos do mundo, e para campos extrínsecos ao discurso online, adaptando-se em publicidade, mass media, merchandising, etc. principalmente na questão do emoticon; que consiste num conjunto de pontuações que juntos criam um “avatar” representativo das emoções que o utilizador pretende transmitir.

Exemplos de expressões e emoticons da netspeak:

OMG – Oh my god
LOL – Laughing out loud
🙂 – Happy Smile
😦 – Sad Smile

“howz r u 2day m8!!! :D”  – Obviamente que ao receber um cumprimento destes só se pode concluir que essa pessoa tem um QI de 20 –

Luís Fernandes


Calendário

Maio 2014
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: