O registo sonoro

Inventado por Édouard-Léon Scott em 1857, o Fonoautógrafo foi o primeiro aparelho com a capacidade de gravar ondas sonoras, no entanto, este foi concebido com o único objectivo de registar sons e não de os reproduzir. Em 1860, Scott consegue gravar pela primeira vez a sua voz, e para seu espanto (apesar de pouco se perceber) para além de conseguir registar as ondas sonoras, este consegue também reproduzi-las. Após esta inovação de Édouard-Léon Scott, o ser humano começou a ganhar um certo interesse pelo processo de gravação de sons, o que o levou a uma tentativa de aperfeiçoamento de registo sonoro até que este correspondesse à realidade. Em 1877, Thomas Edison cria o Fonógrafo, um aparelho concebido com a finalidade de gravar e reproduzir sons e em 1878, este faz sua primeira gravação. O que ambos não sabiam, era a mudança que os aparelhos que tinham inventado viriam viria a provocar anos mais tarde.

Hoje em dia, quase todos os objectos tecnológicos têm a capacidade de gravar e reproduzir sons, com um simples telemóvel/computador é-nos possível captar momentos das nossas vidas de forma a podermos relembra-los anos depois. A invenção de aparelhos como interfaces transformaram de tal forma as nossas vidas que nos é possível gravar ondas sonoras que correspondem quase de forma perfeita ao que é ouvido pelo ser humano numa conversa de café.

Através deste registo “perfeito”, (devido ao facto de ao nos ouvirmos a falar numa gravação não reconhecermos a nossa própria voz, mas os outros reconhecerem-na) foi-nos possível concluir que ao falar-mos, as vibrações sonoras não passam só pelo ar à volta da nossa cabeça, mas também através dos ossos na nossa cabeça.

Sendo o som um dos principais causadores de emoções nas nossas vidas, a gravação do mesmo alterou-as radicalmente. Nos dias de hoje, é-nos possível colocar um ficheiro de som num aparelho com 5×5 cm de forma a podermos estar constantemente a ouvir o que queremos.

 

Francisco Frutuoso


Calendário

Maio 2014
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: