Os princípios dos Novos Média

Na obra “The Language of New Media!, Lev Manovich contextualiza historicamente o aparecimento dos novos média e faz uma reflexão sobre os mesmos. Nesta obra, Manovich formula cinco princípios para os novos média, princípios estes, que, apesar de não poderem ser chamados de regras absolutas, são vistos como um guia para a informação informatizada. Os cinco princípios são: a reprodução numérica. a modularidade, a automação, a variabilidade e a transcodificação.

A reprodução numérica consiste na manipulação algarítmica dos objectos digitais, de forma a que estes possam ser quantificáveis.

Chamado de “estrutura fractal dos novos média”, a modularidade tem diferentes escalas. Esta permite que os elementos média (tais como som, imagem e forma) possam ter diferentes tamanhos sem que percam a sua independência.

A automação permite que muitas das operações envolventes nos novos média não necessitem de ter uma intenção humana, isto é, que exista uma certa autonomia nos novos média. Esta só é possível devido aos dois pontos referidos acima e pode ter dois níveis: o nível baixo (correspondentes as funções pré-definidas na maioria dos programas informáticos) e o nível alto (criação e acção da inteligência artificial). Esta é limitada consoante ao que está programada a responder.

Em contraste com os “antigos média”, onde várias cópias idênticas eram feitas de um determinado objecto, os novos média, através da variabilidade, permitem-nos fazer várias versões diferentes desse mesmo objecto. Em vez de criadas pelo ser humano, estas versões são elaboradas pelo computador automaticamente. Dado esta automação tecnológica, podemos concluir que a variabilidade também só nos é possibilitada pela existência da reprodução numérica e da modularidade.

Por último, visto por Manovich como a consequência mais substancial dos novos média, a transcodificação consiste na transformação dos média em dados de computador.

 

Francisco Frutuoso

Anúncios

Calendário

Maio 2014
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 653,691 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: