Com ou sem apêndice

A ubiquidade da mediação digital na realidade contemporânea conduziu a investigadora Beth Coleman às noções de Ubiquitous Computing (computação ubíqua) e de Pervasive Media (mediação pregnante). De facto, actualmente carregamos connosco para todo o lado os nossos dispositivos electrónicos (leia-se teletelas) e a conexão permanente por eles possibilitada transforma o paradigma social com que saímos do século XX.

Os conceitos de co-presença e de tempo-real propostos pela autora transformam-nos a cada um de nós em deuses capazes de estar em todo o lado ao mesmo tempo. É por esta razão que o nosso telemóvel é mais importante para nós do que o nosso apêndice cecal. Sem o primeiro somos apenas humanos. Sem o segundo podemos continuar a ser deuses.

Mas esta co-presença simultânea de todos num espaço virtual, esta quebra ilusória da distância física, vem alterar profundamente a forma como nos relacionamos com a sociedade e connosco próprios. Sherry Turkle fala na substituição da conversação pela conexão e na consequente lesão no desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes. A perda da capacidade de conversação cara-a-cara compromete, por sua vez, a capacidade de reflexão pessoal, transformando profundamente o indivíduo e consequentemente a sociedade.

Nos meus relacionamentos interpessoais, e tornado agora este post mais familiar, os conceitos propostos por Beth Coleman traduzem-se num esmorecimento da saudade. O facto da comunicação estar tão facilitada e poder acontecer em qualquer momento e em qualquer lugar fez com que não sentisse saudade que merecesse o estatuto que a palavra alberga, da minha irmã mais velha quando esteve cinco anos fora do país. Mais grave ainda, a omnipresença da possibilidade de comunicação deixa-me tão confortável por poder fazê-lo (comunicar) que não o faço. E é desta forma que fico, tranquilamente, sem falar com a minha irmã mais nova durante semanas.

Parece-me, assim, que o novo paradigma que vivemos deixa-nos cada vez menos seres sociais e cada vez mais indivíduos isolados que, com ou sem apêndice, se iludem na partilha de informação própria construída e retocada.

 

Margarida Neves


Calendário

Maio 2014
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: