O q é Netspeak?

David Crystal desenvolveu o conceito Netspeak, o qual diz que a escrita abreviada utilizada em alguns meios de comunicação, como por exemplo, Facebook, WhatsApp, Skype, SMS e entre outros, são combinações  entre fala e escrita que resulta nessa atual alteração da linguagem.

Se comunicar através desses meios significa que no mínimo duas pessoas estão conversando simultaneamente, porém estão distantes, mesmo que essa distância seja de alguns poucos metros.

Os meios de comunicação online proporcionaram uma alteração não apenas na maneira de comunicar, mas também na forma da escrita utilizada nas redes sociais. Antes do advento da internet a forma de comunicação à distância mais usada, provavelmente era o telefone. Hoje são os SMS trocados ao longo do dia, através dos novos média. Com o pouco tempo e a necessidade falar rápido, quer dizer digitar com mais agilidade o homem começou a abreviar palavras.

Além das abreviações também há um elemento mais rápido, os smiles ou as “carinhas” que transmitem rapidamente nosso estado emocional, essas que são representadas através dos sinais de pontuação, os mais utilizados são os dois pontos, a vírgula e os parênteses.   

               As formalidades linguísticas são desnecessárias para alguns meios de troca de mensagens online, temos a liberdade de falar/digitar como quisermos. Não haverá julgamentos sobre a forma de escrita, mesmo que seja errada ou abreviada.

Não há dúvidas que a linguagem utilizada para comunicação rápida e em tempo real sofreu uma mudança mundial ao longo dos últimos anos e também possui um vocabulário próprio.  :)

Arlane Marinho.


Calendário

Maio 2014
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: