A linguagem do Netspeak

O netspeak, foi um conceito criado por David Crystal, que o defendia como um tipo de linguagem que as pessoas utilizavam para comunicar com outras através das redes sociais.
Atualmente muitas pessoas que comunicam através de meios digitais utilizam linguagem abreviada, ou símbolos para tentar apressar a comunicação,. Este Netspeak é mais usado pelos jovens e é de tal forma intensa que no dia a dia deles, eles não conseguem parar de abreviar quando estão a escrever.
Outro conceito que David Crystal aborda e muito bem, são as máximas conversacionais, que são quebradas através deste tipo de comunicação. Estas quatro tipos de máximas conversacionais são a qualidade, a relevância, a quantidade e o modo.
Estas máximas são quebradas essencialmente pela ausência do outro. Nos quando lemos a mensagem temos tempo para pensar no que se vai dizer, corrigir, ou até simplesmente não responder. Com este tipo de comunicação a pessoa que esta do outro lado não percebe que tipo de reação teve ao ler essa mensagem, e não consegue ver o seu estado de espirito.
Contudo desde o surgimento deste tipo de comunicação existiu a tentativa de transmitir um estado de espirito ou sentimento. esse estado de espirito era transmitido em forma de smiles, no entanto não deixa de ser duvidoso esse tipo de sentimentos.
Com a evolução das tecnologias, hoje já existe formas de se poder comunicar sem quebrar as máximas defendidas por Crystal, essas formas podem ser o audiovisual. Este tipo de comunicação já aproxima da comunicação face a face, reforçando o sentido de presença.
Em suma desde o surgimento das formas de comunicação mediadas por dispositivos, sempre existiu a tentativa de acentuar a presença do outro, seja através de sms, mms, smiles ou videoconferência. Isto leva-nos a pensar realmente na extrema importância de se ver as expressões faciais do outro.

Henrique Escada


Calendário

Junho 2014
M T W T F S S
« Maio   Fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: