Eu, tu e os telemóveis

Sherry Turkle, uma importante psicóloga que estuda a relação da tecnologia com o ser humano, tem conduzido diversos estudos e produzindo várias teorias acerca das consequências desta relação.
Assim, estudando não só a relação da tecnologia-humanos, como também a relação entre humanos com a influência ou pelo meio da tecnologia, torna-se relevante o facto de a interacção social humana directa já quase ter sido erradicada. Cada vez menos existe o factor da experiência de conviver com os outros, de partilhar momentos e informação “real”.
Derivado disto vem a questão da conotação emocional e pessoal que é dada aos objectos tecnológicos, que por si só já fazem parte de quase todas as relações humanas em países desenvolvidos ou sub-desenvolvidos; enfim, estes dispositivos interferem de modo bastante demarcado em quase todas as relações em que existam utilizadores dos mesmos. A imagem que criamos de uma certa pessoa, hoje em dia, depende muito da interacção tecnológica que exista. E não havendo a experiência de lidar com alguém realmente, mesmo que só temporariamente, modifica as possibilidades de auto-controlo, uma vez que uma das acreditadas principais vantagens das tecnologias é precisamente a de não haver margens para erros, para defeitos, como existe num contexto de interacção natural.
As características individuais passam agora a ter de incluir os objectos de comunicação mais pessoais, pois é neles e através deles que se vê um grande reflexo da própria pessoa-até na maneira de como essa pessoa os usa, os exibe ou esconde (…); a maneira como a mesma se comporta uma vez tendo-os adquirido. Muitas vezes estas mudanças no sujeito ocorrem sem serem planeadas, derivando do avanço no tempo. Creio que este é um desses casos.
Como conclusão, os sentimentos, algo tantas vezes defendido como sendo natural e completamente espontâneo, parecem estar também a sofrer de/com algum virtualismo. Será que vai chegar a altura em que até eles vão ser totalmente computorizados?

 

Maria João Sá


Calendário

Junho 2014
M T W T F S S
« Maio   Fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: