#IANM

#

Actualmente vivemos numa era tecnológica, em que muitas vezes usar os dispositivos tecnológicos (como o telemóvel, o PC, o Ipad), é algo comum enquanto estamos com alguém ao nosso lado. Tornou-se mais preocupante estar ligado que conviver realmente.

Há a preocupação de qualquer momento minimamente mais importante seja gravado, publicado, catalogado com os chamados “hashtags”, na medida que às vezes nem aproveitamos completamente a essência do momento real, em prol de o tornar-mos numa memória digital que achamos ser imortal.

Sherry Turkle afirma que os dispositivos tecnológicos são agora também objectos evocativos do indivíduo, visto que a sua importância aumentou de tal forma que ultrapassou a fronteira emocional. São os aparelhos electrónicos que nos permitem comunicar com quem precisamos/gostamos, que nos acordam, que nos lembram de um aniversário/compromisso, que nos dão acesso a uma quantidade de informação inacreditável, com a qual nos identificamos, nos distraímos, nos expressamos, nos rimos e até choramos. Tornando-se assim extensões psíquicas e emocionais do ser humano.

Quanto ao “Netspeak”, conceito criado por David Crystal, bem, hoje em dia, baseada no que conheço, deixou-se de usar o “k” e o “x” e as abreviaturas são agora maioritariamente em inglês, como idk (i don’t know), idc (i don’t care), lol (laugh out loud), nmv (nevermind), wtv (whatever), ikr (i know right). Pessoalmente procuro sempre escrever como se fosse um texto formal, com vírgulas, acentos e toda a restante pontuação, apenas usando as abreviaturas antes nomeadas. Contrariamente à minha forma de escrever, tenho conhecimento que em vários países onde se fala inglês, a pontuação é por vezes inexistente e as abreviaturas são usadas de uma maneira um pouco assustadora, chegando a não haver nenhuma palavra completa em várias frases, e o mais estranho é que estas exigem um esforço intelectual para serem descodificadas, a quem não está familiarizado com as mesmas. 

Maria Dias


Calendário

Junho 2014
M T W T F S S
« Maio   Fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: