Não te sinto, mas consigo ver te democracia

É confortável promover a democracia através de um meio de comunicação como a internet, mas é difícil selecionar o que é de facto verdade e o que foi corrompido pelas forças políticas menos liberais que têm o intuito de dominar as massas. O internauta democrático terá então que lutar pela verdade exposta na internet, numa contradição ao que é a verdade empírica exterior aos media.

Temos o caso da Primavera Árabe que foi um dos mais notáveis exemplos desta explosão democrática nos media. Foi entusiasmante para todo o mundo assistir no conforto das suas casas a um momento histórico de mudança desta envergadura no Médio Oriente. A queda de um sistema ditatorial como este, hoje em dia pode ser visto em directo de diferentes perspectivas. Isto acontece pois a maioria da população de hoje das diferentes classes social tem a informação a um click, colhe essa informação em outro click e faz dela noticia por toda a aldeia global num click final.

 Porém toda esta facilidade em dar e receber informação não é de todo linear pois existe a censura. Infelizmente existem países que investem para controlar a liberdade de expressão como a China e o Vietname. Este facto vai criar um clima de medo em utilizar essas ferramentas. Ou seja, a censura não vai fazer com que existam noticias a circular, mas vai simplesmente distorcer o assunto de forma a que seja menos perceptível e não lhe prestemos atenção.

Vivemos numa época em que os princípios da democracia encontram nos recursos tecnológicos um ampla participação político-social. Os meios de comunicação ajudam a que se alarguem as forças políticas sobre o povo, vencem barreiras geográficas ao mesmo tempo que se impõem. Para que este objectivo seja alcançado, a utilização dos meios de comunicação neste caso a internet assumem um papel fulcral. Isto porque os cidadãos expõem todos os seus medos, desejos e aspirações o que auxilia a formação de uma opinião pública ampliada e de uma cultura política activa.

Luís Nunes

Anúncios

Calendário

Junho 2014
S T Q Q S S D
« Maio   Fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Estatística

  • 623,654 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: