E-mail vs papel e caneta

Sou do tempo em que a Internet não era para toda a gente. Sou do tempo em que ia para casa da minha prima Sara ver vídeos de gatos no Youtube enquanto ela partilhava os mesmos vídeos com amigas via MSN. Sou do tempo em que a mãe da Sara dizia que precisava de fazer um telefonema e nós suspendíamos a sessão do Youtube. Só passados alguns anos é que tive ligação em casa.

Monopolizava o computador da casa, chegava da escola e ia para o computador, saía para o treino de hóquei em patins e ia dormir, nos dias em que não tinha treino e às sextas-feiras ficava ligado até tarde em fóruns, a comunicar no Hi5. Foi assim durante dois anos, depois disso o meu pai decidiu cancelar o contrato da rede.
Passei a estar desligado durante algum tempo. Ouvia rádio, andava de skate e tocava guitarra com amigos. Tive uma fase completamente diferente da anterior, mais afastado dos novos média.
Com quinze anos parti o pé. Falta pouco para fazer quatro anos desse incidente. Estive seis meses sem me conseguir mobilizar normalmente, passei praticamente todo o tempo de recuperação ligado ao laptop. Formspring.me, Skype, Tumblr, Facebook, Blogger e alguns fóruns de discussão foram o que me conseguiram aguentar todo o tempo que estive literalmente parado. Conheci várias pessoas por este meio, umas a 30 quilómetros, 150, 200. Ainda hoje me dou com parte dessas pessoas que me ajudaram na recuperação. Mas não nos limitamos ao chat nem a likes no Facebook. Damos valor ao físico e, por estarmos tão distantes, correspondemo-nos por carta, old school. Guardo cada carta que recebo com um carinho especial, é a única forma não digital de contacto que tenho com a maioria destas pessoas. É sempre mais fácil comunicar assim, sem a língua a pregar-nos partidas. Os sentimentos são extraídos de mais fundo e enterram-se mais em nós quando lidos.

Carlos Vicente


Calendário

Fevereiro 2015
M T W T F S S
« Jun   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Estatística

  • 526,607 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


