Viver Em Sociedade

A Web 2.0 ofereceu uma autonomia de poder criar, comunicar e partilhar que até então nenhum dos outros meios de comunicação (televisão, rádio, etc.) era capaz de oferecer. No entanto todas estas novas mudanças viriam a cobrar um preço bem alto, perda da privacidade.

O que se coloca em causa é o facto de vivermos em sociedade é também viver em conformidade com a sociedade tecnológica. Com a Internet, todos os nossos movimentos, gostos, e até personalidades são captados e estão ao acesso de qualquer um. A questão que se coloca é que efetivamente se teremos opção de escolha, se de certo modo poderíamos abdicar do uso da Internet (de estarmos inseridos numa plataforma digital) e ainda assim viver em sociedade? Como já disse, viver em sociedade é também viver em conformidade com a sociedade tecnológica. Por isso a reposta é simplesmente não. Uma vez li num artigo, na internet, que para vivermos em sociedade temos que aceitar o facto, mesmo de não usarmos nenhuma plataforma digital ou aparelho de acesso á Internet, estarmos numa plataforma digital pois qualquer movimento dado tanto no meio privado como público é captado. O simples facto de aparecermos num jornal de âmbito local é um motivo suficiente para estarmos no meio digital.

Ao que parece ninguém se importa verdadeiramente de estar a ser vigiado, aceitamos os serviços que nos são oferecidos que por vezes não estão de acordo com as nossas necessidades “tecnológicas” mas sim com as necessidades criadas em função da tecnologia, expomo-nos publicamente e fazemos uma “publicidade particular” nas redes sociais, damos os nossos dados pessoais de mão beijada sem pensar-mos nas consequências iludidos de estarmos seguros e no entanto estamos a ser expostos a todo o tipo de organização e governo.

Uns julgam que a realidade em que todos os nossos passos são seguidos é uma realidade meramente ficcional, mas de facto essa é a realidade a que estamos sujeitos a viver, se o queremos fazer em sociedade, mas também não acho que a resposta seja em isolarmos-mos do mundo mas sim de agir e de lutar contra a falta de legislação e do abuso de poder por parte dos governos.

Daniela Lages


Calendário

Março 2015
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: