O inicio da Imortalização do som: a gravação audio de voz e música

Tecnologias de ver, ouvir, falar e escrever: uma arqueologia dos média

o que significou registar a voz humana pela primeira vez? O que acontece quando se grava o som?

Graças a Thomas Edison, que inventou o Fonógrafo em 1877, foi possível a gravação e reprodução de sons pela primeira vez. A partir desse momento, uma serie de outros inventos semelhantes surgiram, com outros nomes, como Gramofone, Fonoautógrafo, melhorados por diferentes inventores, como Bell e Thomas Young, fazendo com que mais tarde, por volta de 1927, Edison sofresse com os avanços na reprodução de som e com o facto de não ter optado mais cedo pela produção de modelos melhorados.

Assim, a partir do século XIX, já não era preciso aparecer em eventos musicais ao vivo para poder ouvir música, já podíamos ouvi-la no conforto da nossa casa (se tivéssemos possibilidade de comprar o produto) como nos é dito pelo próprio fonógrafo no anúncio de Edison que ouvimos na aula – Advertising_Record.ogg. Com este avanço tecnológico, podemos, em principio fazer muita coisa, como levar a música connosco para onde quisermos (através do transporte do Fonógrafo); gravar uma mensagem de voz e, através do transporte do aparelho por meio de alguém conhecido, enviá-la para um amigo ou familiar e receber outra de volta, apesar de este tipo de contacto parecer um pouco ineficiente devido ao transporte cansativo; deixar uma mensagem audio em casa antes de sairmos para alguém ouvir quando acordasse ou chegasse, entre outras hipóteses… Foi sem dúvida um grande avanço pois apesar de 50 anos depois já haver avanços ainda maiores e melhores, sem um primeiro avanço e uma primeira tentativa, nenhum dos aparelhos que surgiram naquela época poderiam ter sido inventados. Quando gravamos um som, é uma tentativa de imortalização do mesmo, isto é, uma tentativa de que este dure para sempre, ou o maior período de tempo possível, para que possa ser recordado sempre que necessitado, através da sua reprodução. Isto também é válido, claro, para a gravação da voz humana, como por exemplo, um antepassado nosso gravar algo num instrumento semelhante ao fonógrafo ou a outro dessa época que que mais tarde possa ser recuperado por algum familiar curioso.

A história da gravação sonora teve várias paternidades que a desenvolveram e todas devem ser valorizadas de igual maneira, pois sem estas invenções e os seus inventores, o mundo da música e o nosso mundo não seria como o conhecemos agora.

.som


Calendário

Abril 2015
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Estatística

  • 984.801 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.230 outros subscritores